CTB

CTB

terça-feira, 30 de setembro de 2014



Esta oficina será dividida em três edições: uma destinada a crianças, outra a seniores e outra ao público em geral. Esta divisão permite criar grupos de trabalho mais homogêneos, com rotinas e horários semelhantes, em que a oficina é pensada de uma forma especifica para cada faixa etária.
Pretende-se então dotar os formandos dos conhecimentos técnicos necessários para por um lado criar condições objetivas para a realização de um trabalho pratico especifico na área do vídeo experimental e por outro, despertar as consciências (em diferentes níveis consoante as faixas etárias) para as distintas etapas que compreendem a realização do mesmo.

Justificação - Abordar a criação vídeo experimental como uma forma de ganhar consciência do trajeto histórico da imagem em movimento e da forma mais ou menos aleatória como é possível experimentar/criar associações entre as imagens que povoam os dois lados das nossas existências: o dentro (no sentido de intimo) e o fora (no sentido de publico). Portanto esta oficina pode ser enriquecedora tanto em termos de competências técnicas e artísticas assim como de ganhar consciência do poder da imagem nos dias de hoje.

Objectivos - Esta oficina permite aos formandos experimentar/exercitar duas vertentes distintas: por um lado o processo pragmático/matemático de construção de um objecto e de todos os conhecimentos técnicos necessários à realização do mesmo e, por outro, o processo criativo que lhe está inerente e que obriga a uma relação mais afetiva, seja com o objecto seja na partilha com as outras pessoas do grupo.
Contribuir para uma tomada de consciência da qualidade das diferentes imagens que compõem os nossos mundos interiores e exteriores.
Estimular o trabalho em equipa e as relações interpessoais; treinar a capacidade de coordenação e organização.

Descrição - A Oficina de Criação Vídeo Experimental pode ser feita autonomamente ou como complemento da Oficina de Criação Áudio Experimental. Ambas decorrerão em datas alternadas e permitirão aos formandos desenvolver vídeos para um determinado som ou vice-versa. No caso de ser feita autonomamente trabalhar-se-á com som directo.
A oficina será composta por três módulos: inicialmente teremos uma introdução teórica da linguagem vídeo e cinematográfica acompanhada de exemplos específicos de filmes e vídeos.
No segundo modulo, depois de uma introdução prática de familiarização com os materiais disponíveis e das primeiras experiencias de utilização dos mesmos, iniciar-se-á a criação dos vídeos experimentais. A construção destes filmes faz parte de um processo de trabalho que compreende de forma intercalada sessões exaustivas de: filmagens, visionamento e análise. 
No último e terceiro módulo desta oficina passamos à concretização dos projectos, nomeadamente na montagem das ideias desenvolvidas/intuídas durante a segunda parte. Este último processo está ainda muito ligado com a consolidação/criação da narrativa.
Finalizados os projectos, serão apresentados publicamente e analisados, quer pelo formador, quer pelos formandos. Não só o produto final assim como todo o processo de trabalho de forma a partilhar experiencias e enriquecer futuras criações artísticas centradas no vídeo.

Duração – 60 horas
Público-alvo:
1ª Edição: crianças;
2ª Edição: público em geral; 
3ª Edição: Seniores
Número de participantes – 4 a 10 participantes – 3 acções em 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário